segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cultura da Paz


A Escola de Educação Básica Pedro Maciel, localizada em Chapecó/SC, nos últimos anos vem convivendo diariamente com a prática do bullying, seja em sala de aula, seja nas horas de intervalos, com atos de violências verbal, física, material, psicológica e virtual. Diagnosticou-se a necessidade de criar o movimento de cultura da paz, pois se constatou serem necessárias ações para amenizar os efeitos físicos e psicológicos causados em crianças e adolescentes. Estas ações ocorreram através de atividades didático-pedagógicas, lúdicas, críticas e criativas, acerca da temática bullying.
Muitos estudantes desconhecem seus direitos e deveres referentes a esta temática. Para conscientizá-los utilizamos como suporte pedagógico a obra literária “Borboletas em revoada” de minha autoria, bem como palestras e discussões para posteriores práticas artísticas.
Cultura da Paz – O Bullying na Escola é um projeto que tem como eixo norteador a construção junto à comunidade do combate ao bullying, dialogando sobre as formas e as consequências destes atos, constituindo debates multidisciplinares, democráticos e inclusivos na escola. Outro objetivo do projeto foi fomentar a habilidade de construção de textos e suas significações pessoais, intrapessoais, cognitivas e sociais e produzir artisticamente interpretações referentes à temática, que foram expostas para apreciação da comunidade escolar.
O projeto foi executado interdisciplinarmente, durante os meses de abril a outubro de 2015, com estudantes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio Regular e Ensino Médio Inovador Técnico em Comércio. Intenciona-se a continuidade anual deste projeto, buscando temáticas relevantes na unidade escolar, que precisam ser dialogadas, um fio condutor para a paz entre os estudantes e o ambiente escolar.
 
As propostas foram realizadas na disciplina de Arte, tendo como início a leitura orientada do livro “Borboletas em revoada”, discussão sobre o texto e as ilustrações, as formas de violências e, por conseguinte produção textual sobre esta temática.
 













      Essas atividades foram realizadas com todas as turmas da Unidade Escolar. Realizamos ilustrações com tinta aquarela sobre papel canson, mesma técnica e material utilizado no livro, para representar as formas de violências ocorridas na escola. Realizamos exposição das aquarelas para a comunidade. Os estudantes do 9º anos do Ensino Fundamental realizaram atividade de produção de tirinhas sobre bullying, em que puderam expressar situações em que ocorre essa problemática na escola.








A turma do 1º ano do Ensino Médio Inovador, na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, realizou a proposta de continuidade da história do livro “Borboletas em revoada” através de um texto narrativo em que foi exposto em varal literário.



 
Essa turma está em processo de desenvolvimento de atividade teatral, com enredo escrito pelos estudantes em referência à temática bullying, violência e formas de buscar ajuda. Essa peça será apresentada para a comunidade escolar no mês de outubro de 2015. Os 8º anos do Ensino Fundamental produziram livros de histórias sobre o bullying e a paz, com posterior exposição e leitura dos mesmos.
 
 
 
     E, por fim, para o desfile cívico de 07 de setembro de 2015, um pelotão de 100 (cem) alunos confeccionaram asas de borboletas em papelão reciclável, que, juntamente com outras 13 escolas da Rede Estadual de Ensino, desfilaram na Avenida Getúlio Vargas de Chapecó/SC, representando aspectos diversos sobre o livro “Borboletas em revoada”. Uma experiência transdisciplinar que envolveu a comunidade, culminando num encadeamento de aprendizagens.
 




















 
 
O processo de ensino e aprendizagem, de forma lúdica, despertou o olhar  dos educandos para a problemática, que está diante de nós, mas, principalmente, conscientizou-os sobre a importância de respeitar o próximo nas suas diferenças. Após a realização deste conjunto de atividades, foi possível perceber uma mudança na postura dos alunos, com relação à prática do bullying e ao tratamento com o outro. Além disso, observamos uma convivência mais harmônica, e solidária, entre os alunos e os reflexos foram sentidos até mesmo pela comunidade escolar, compreendemos que o ser humano não aprende apenas racionalmente, mas também com as emoções, sensações, expressividade e suas manifestações.
Pretendemos ampliar e aprofundar as discussões em torno das problemáticas que envolvem a violência escolar, com o foco no inverso desta, apoiando e demonstrando com/as boas atitudes e ações, diálogo, na auto-problematização, na atitude crítica e reflexiva nas diferentes áreas do conhecimento.
 
Referências Bibliográficas
CEREJA, Wilian Roberto; MAGALHÃES, Tereza Coachar – Português Linguagens – Literatura, produção, produção de texto e gramática. São Paulo: Atual Editora, vol. 1 e 2.
JOBIM, José Luis (org). As Palavras da Crítica, Tendências e conceitos no Estudo da Literatura. Rio de Janeiro: lmago, 1992.
MARTINS, Mirian C (org.) Didática do Ensino da Arte. A língua do mundo: poetizar, fruir
e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte: Ensino de quinta a oitava série. Brasília, 1998.
Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.
Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying – Cartilha 2010 – Projeto Cartilha nas Escolas. 1ª Edição. Brasília: CNJ Conselho Nacional de Justiça, 2010.
ZANINI, Gina. Borboletas em revoada. Chapecó: DR Publicidade, 2014.
 Artigo escrito por Gina Zanini, em outubro de 2015.

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